Atividade: Dias e noites PDF Imprimir E-mail


Objetivo

  • Compreender a relação entre o movimento de rotação da Terra e a ocorrência dos dias e das noites.

Obs.: De maneira geral, esse tema costuma ser abstrato e, ainda que as crianças verbalizem o que ocorre diariamente, muitas vezes elas apenas estão repetindo o que lêem, mas não compreenderam o processo.


Procedimentos

  • Leve a turma para o pátio ou para a quadra.
  • Organize a classe em duplas, um aluno da dupla será o Sol e o outro, a Terra.
  • Peça às duplas que desenhem com o giz uma circunferência no chão.
  • O aluno-Sol deve ficar parado no centro do desenho e o aluno-Terra deverá colocar-se sobre o risco traçado.
  • Observe o esquema.

  • O aluno-Terra, lentamente, vai girar sobre si mesmo como um pião e, ao mesmo tempo, se deslocando sobre a circunferência.
  • Esse segundo movimento representa a translação da Terra e, discuti-lo, ainda que possível, não é o objetivo da atividade.
  • Depois, os alunos devem trocar de papel: quem foi Terra passa a ser Sol e vice-versa.
  • Terminada a atividade, proponha uma discussão com as seguintes questões:
    1. Durante o trajeto da “Terra”, o “Sol” era visto o tempo inteiro? Por quê?
    2. Quando não era possível ver o “Sol”, a “Terra” estava sendo iluminada? Por quê?

 

 
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