Atividade com nomes próprios PDF Imprimir E-mail


Objetivo

• O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos se apresentem à classe e que seus colegas memorizem seu nome através de uma atividade divertida, dinâmica e que estimule a criatividade de todos.  

Material a ser utilizado

  • Revistas
  • Tesoura
  • Cola
  • Papel sulfite  

Procedimentos

  • O professor senta-se com os alunos em um círculo para dar início à atividade.
     
  • Primeiramente cada um deles deve falar em voz alta e de maneira clara, a letra inicial de seu primeiro nome. Dessa maneira, se estimulará a identificação de um com o outro através das semelhanças e das diferenças.
  • Certamente aparecerão muitas letras iniciais iguais. Por exemplo: A letra inicial do nome do aluno é G. Continua-se assim até o último aluno do círculo.
  • A seguir, o professor pede que cada aluno fale seu primeiro nome por completo. Por exemplo: “Meu nome Gustavo.” E se continua assim sucessivamente até o último do círculo.
  • Após essa apresentação rápida, o professor pede aos alunos que guardem bem o nome do colega sentado à sua direita.
  • O professor distribui então as revistas, a cola e as folhas sulfite que poderão estar no centro do circulo, se achar adequado.
  • Cada criança deverá pesquisar na revista recebida as letras do nome do colega, recortá-las e colá-las na folha de sulfite, reproduzindo de maneira colorida e divertida o nome do seu colega.
  • Neste momento, é importante que os alunos se misturem, trabalhem em pequenos grupos de três ou quatro crianças e quanto mais descontraído for o ambiente, mais espaço haverá para a criatividade.
  • Após a conclusão da atividade, os alunos voltarão a se reunir em círculo e compartilharão com a classe sua colagem com o nome do colega.
  • Os alunos poderão falar como foi a experiência de procurar letras diferentes das dos seus nome, como foi escrever o nome do colega, se houve dificuldade e, em caso positivo, qual foi.

 

Informações ao professor

• O professor pode pedir que os alunos levem suas próprias revista de casa, que façam uma pequena pesquisa se na mesma existem letras grandes e coloridas. Desta maneira, será estimulada a curiosidade dos alunos com relação à atividade que está por vir.

• O professor pode revisar o alfabeto com o grupo antes da atividade, para que as letras e os nomes das mesmas fiquem claros e para não gerar constrangimento diante dos colegas, caso algum aluno não saiba o nome de uma letra, ou não se lembre.

• Os alunos poderão presentear seus colegas com a colagem ao final da atividade. Pode-se também fazer um varal com o material produzido e deixá-lo exposto por uma semana na sala de aula até que todos os alunos saibam os nomes uns dos outros.

 

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2019 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP