Piauí PDF Imprimir E-mail




Origem e Formação do nome

Existem estudos sobre a decifração da origem do nome Piauí. A maioria defende que este nome foi derivado de um rio, denominado Piauí, o qual caminho obrigatório dos estradistas, na época do desenvolvimento.

Sendo o rio abundante de Piaus, não há motivos para refugar a etimologia clássica do Piau, um peixe de pele manchada. Já os indígenas de início já denominaram Piaguí, mais tarde, chamaram as terras de Piagoí e somente depois é que ficaram conhecidas por Piauí, sendo a mesma de origem Tupi: Piau significa peixe e o i existência indígena.

 

História do Estado

A colonização do Piauí deu-se do centro para o litoral. Fazendeiros do São Francisco, a procura de novas expansões para suas criações de gado, passaram a ocupar, a partir de 1674, com cartas de sesmarias concedidas pelo governo de Pernambuco, terras situadas às margens do rio Gurguéia.

Um desses sesmeiros, Capitão Domingos Afonso Mafrense, também conhecido como Domingos Sertão, fundou trinta fazendas de gado, tornando-se o mais eminente colonizador da região. Por sua própria vontade, as fazendas foram legadas, após sua morte, aos padres da Companhia de Jesus.

Hábeis gerentes, os jesuítas contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da pecuária piauiense, que atingiu seu auge em meados do século XVIII. Nessa época, os rebanhos da região abasteciam todo o Nordeste, o Maranhão e províncias do Sul. Com a expulsão dos jesuítas, as fazendas de Mafrense foram incorporadas à Coroa e entraram em declínio.
Fonte: www.mre.gov.br

 

Dados Demográficos

Capital: Teresina

Região: Nordeste

População: 3.006.885 (estimativa 2005)

Área: 251.311,5 km2

Densidade demográfica: 11,3 habitantes por km2

Número de municípios: 222

Vegetação: mangue no litoral, mata dos cocais a oeste e caatinga na maior parte

Clima: tropical e semi-árido no interior

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,656 (2000)

Participação no PIB Nacional: 0,5% (2003)

 

Meio Ambiente

Dos estados do Nordeste, o Piauí é o de menor litoral: apenas 66 quilômetros.

Trata-se entretanto, de um trecho de costa privilegiada, pois na fronteira oeste com o Maranhão situa-se o delta do rio Parnaíba, único em mar aberto do continente americano.

O ecossistema é semelhante ao da Amazônia, com grande número de ilhas, lagoas, igarapés e praias de areia fina, tomadas por dunas e coqueirais.

 

Culinária

A culinária do Piauí, de influências indígena, africana e portuguesa, oferece uma comida bastante diferenciada da dos demais estados do Nordeste brasileiro. Cheiro verde, cebolinha branca, pimenta-de-cheiro e o urucum são utilizados em grande escala.

Entre alguns pratos típicos, temos o arroz com capote, arroz de Maria Izabel, baião de dois, capiau, carneiro no leite de coco, feijão de piqui, maxixada, pirão de parida e, entre os doces, o bolo de banana, bolo de macaxeira, compota de caju, compota de mangaba e o doce de buriti.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2018 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP