Paraná PDF Imprimir E-mail




Origem e Formação do nome

Do tupi paraná, semelhante ao mar. Canal que liga dois rios.

 

História do Estado

As primeiras movimentações de colonizadores no Estado do Paraná tiveram início no século XVI, quando diversas expedições estrangeiras percorreram a região à procura de madeira de lei.

No século XVII, portugueses e paulistas começaram a ocupar a região, desde que encontraram o ouro e à procura de índios para o trabalho escravo. A mineração, no entanto, foi legada a segundo plano pelos colonizadores, que se dirigiram em maior número às terras de Minas Gerais.

Até o século XVIII, existiam apenas duas vilas na região: Curitiba e Paranaguá. Esse processo retardou a ocupação definitiva da área, que pertenceu à Província de São Paulo até meados do século XIX, com sua economia baseada na pecuária.

Logo após conquistada sua autonomia, em 1853, teve início um programa oficial de imigração européia para a região, principalmente de poloneses, alemães e italianos.

Guerra do Contestado
Revolta de camponeses ocorrida entre 1912 e 1916, chegou a envolver cerca de 50 mil pessoas numa região de litígio na fronteira entre os Estados do Paraná e Santa Catarina.

O conflito teve início com a instalação de duas empresas norte-americanas na região, uma construtora de estradas de ferro e outra exploradora de madeira, que levaram mão-de-obra de fora para trabalhar nos empreendimentos e iniciaram um processo de expulsão dos posseiros que cultivavam a área, originando o movimento de fanáticos religiosos, liderados por beatos locais, entre os quais se destacou José Maria, que foi seguido por romeiros expulsos de suas terras.

Fonte: www.mre.gov.br

Dados Demográficos

Capital: Curitiba

Região: Sul

População: 10.261.586 (estimativa 2005)

Área: 199.291,7 km2

Densidade demográfica: 48 habitantes por km2

Número de municípios: 399

Vegetação: mangue no litoral, mata Atlântica, floresta tropical a oeste e mata das araucárias no centro.

Clima: subtropical

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,787 (2000)

Participação no PIB Nacional: 6,4% (2003)

Meio Ambiente

De clima subtropical e localização na região Sul, o Paraná abriga o que restou da mata das araucárias, uma das mais importantes florestas subtropicais do mundo.

Na fronteira com a Argentina fica o Parque Nacional de Iguaçu, tombado pelas Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade.

A 40 quilômetros dali, na fronteira com o Paraguai, está a hidrelétrica de Itaipu, a maior do planeta.

Culinária

A culinária paranaense foi influenciada, principalmente, pelas culturas portuguesa, alemã, italiana e polonesa-ucraniana da Europa Central. O Barreado é o único prato típico do Paraná originário dos sítios dos pescadores do litoral.

Entre os pratos de destaque, temos: arroz-de-carreteiro, barreado, carneiro no buraco, croquete de pinhão, frango com polenta, porco no rolete, quirera lapiana, assim como diversas receitas doces e salgadas com o uso de pinhão.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2018 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP