Julho PDF Imprimir E-mail

09- Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista ocorrida em 1932 em São Paulo, durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas, é um dos acontecimentos mais importantes da história política brasileira.

Com a Revolução de 1930, São Paulo perdeu sua hegemonia na política nacional e o governo do estado passou para o controle de Getúlio Vargas, que nomeou um interventor de fora, o militar pernambucano João Alberto Lins de Barros. Tal fato desgostou os paulistas, sobretudo os dirigentes do Partido Republicano Paulista (PRP) e do Partido Democrático, que por não se conformarem com o fato de São Paulo estar sendo comandado por um não-paulista, se uniram e formaram a Frente Única para exigir a autonomia política para São Paulo e a reconstitucionalização do país, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.

Cedendo as pressões, Getúlio Vargas nomeou um novo interventor para São Paulo, o civil paulista Pedro de Toledo, e marcou a data para a eleição do membro da Assembléia Constituinte.

Apesar dessas concessões, a onda de descontentamento e agitação prosseguiu. Na noite de 23 de maio de 1932, um grupo de estudantes e populares tentou invadir a sede do partido favorável a Getúlio Vargas, na Praça da República. Houve resistência e quatro estudantes de Direito foram mortos: Martins, Miragia, Dráuzio e Camargo, fato que deu origem à sigla MMDC, que foi usada para denominar um grupo radical contra Getúlio Vargas.

Em 9 de julho de 1932 eclodiu a Revolução Constitucionalista. O general Isidoro Dias Lopes comandou as forças paulistas que foram assediadas por todos os lados pelas tropas do governo federal. Cerca de 135 mil paulistas lutaram, incansavelmente, por três meses. No dia 2 de outubro de 1932, sem armas, sem munição e sem o apoio de outros estados, São Paulo foi obrigado a se render às forças federais de Getúlio Vargas.

Em 1997, o governador de São Paulo instituiu o dia 9 de julho como feriado estadual para homenagear o “Dia do Soldado Constitucionalista”. O Obelisco do Ibirapuera é uma homenagem a Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo e simboliza uma espada fincada, ferindo o coração (simbolizado pela praça) do estado de São Paulo. Em memória desses estudantes, mortos no dia 23 de maio de 1932, vítimas da repressão, foi instituído o “Dia da Juventude Constitucionalista”.

 

09- Aniversário da Cidade de Boa Vista - RR

Boa Vista é a capital do estado de Roraima. Situada na região norte do Brasil, a cidade começou a se formar no século XIX, quando várias fazendas foram se formando ao longo das margens dos rios que compõem a bacia do Rio Branco, dando origem ao povoado chamado de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco.

Em 9 de julho de 1890 o povoado foi elevado à categoria de sede de um novo município, denominado Boa Vista do Rio Branco. Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Rio Branco que, a partir de 13 de dezembro de 1962, passou a ser chamado de Roraima, mantendo o nome da capital de Boa Vista.

Boa Vista destaca-se das demais cidades do norte do país pelo seu traçado que lembra um leque em alusão às ruas de Paris, na França, um moderno projeto do arquiteto Darci Aleixo Deregusson.

Boa Vista é a única capital brasileira localizada totalmente acima da linha do Equador.

 

20 - Dia Internacional do Amigo e da Amizade

A origem do “dia do amigo” é recente e controversa. Diz-se que o argentino Enrique Febbaro foi o seu criador, depois de perceber o esforço do ser humano para estabelecer relações além do nosso planeta. Com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, Enrique decidiu usar essa data para fazer uma grande festa dedicada à amizade. Esse fato se espalhou por outros países e o dia 20 de julho foi adotado e é comemorado em quase todo o mundo como o “dia internacional da amizade e do amigo”.

A palavra amizade, segundo o dicionário Cegalla, significa sentimento de afeição; estima. Boa convivência; entedimento. Mas a amizade vai muito além dessa definição para quem traz esse sentimento. Ter ou ser amigo é muito mais que estar ligado a outra pessoa por laços de amizade.
Os amigos sempre fazem a diferença no decorrer da vida do ser humano que, durante toda a sua trajetória, tem o prazer de desfrutar da companhia de diferentes tipos de amigos. O amigo da infância, o amigo da adolescência, o amigo do trabalho, o amigo de farra, o amigo para desabafar, o amigo para envelhecer junto e recordar o passado... Não importa a época da vida ou o tipo de amizade, o que importa é a conexão entre as pessoas e o sentimento verdadeiro de amor fraterno e respeito que as une.
Aproveite o “dia internacional da amizade e do amigo” para agradecer por todos os amigos que a vida lhe deu.
Confira algumas frases sobre amizade.
"O desejo de ser amigo é um trabalho rápido, mas a amizade é uma fruta que amadurece lentamente.”
"O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos”.
Aristóteles (século IV a.C)
"Eu mantenho meus amigos, como o avarento seu tesouro, porque, de todas as coisas que a sabedoria nos garante, nenhuma é tão grande, ou melhor, do que a amizade.” Pietro Aretino (1537) 
"Segure um verdadeiro amigo com ambas as mãos.” Provérbio nigeriano
"O amigo ama o tempo todo.” Bíblia Sagrada: Provérbios 17,17
"Amizade é Amor sem asas!” Lord Byron (1806)
"A única maneira de ter um amigo é ser um.”
"Um amigo é uma pessoa com quem eu devo ser sincero.” Ralph Waldo Emerson
"Meu amigo é aquele que me fala das minhas faltas em particular.” Solomon Ibn Gabirol
"O melhor espelho é um velho amigo.” George Herbert
"Não pode haver amizade onde não há liberdade.” William Penn
"Seu amigo é quem sabe tudo sobre você e ainda gosta de você.” Elbert Hubbard
"Um homem não é inútil, enquanto ele tem um amigo.”
"Um amigo é um presente que você dá a si mesmo.” Robert Louis Stevenson
“A amizade é um amor que nunca morre.” Mário Quintana
“Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com os sucessos de um amigo sem uma sombra de inveja.” Ésquilo
“A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentirem constrangidas.” Tyson Gentry
“A amizade sempre é proveitosa, o amor às vezes é.” Sêneca
“Amigo é igual parafuso: a gente só sabe que é bom na hora do aperto.” Anônimo
“Censura teus amigos na intimidade e elogia-os em público.”
                                              Ditado latino

 “A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse.”
                                                Cícero

 “Se um amigo deixa de o ser é porque nunca o foi verdadeiramente.”
                                                 Provérbio

 “O que mais impede de ter um bom amigo é o empenho em ter muitos. A amizade quer ser antiga.” Plutarco

”Não sei se, com exceção da sabedoria, os deuses imortais ofereceram ao homem alguma coisa melhor que a amizade.” Cícero
“Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.” Demétrio

 

25 - Dia Nacional do Escritor

Em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, pela iniciativa de seu presidente João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado, um decreto governamental definiu o dia 25 de julho como o “Dia Nacional do Escritor”.
Todo bom escritor é também um leitor assíduo. Ser escritor é dar asas ao pensamento e à criatividade, sem encontrar limites no tempo nem no espaço; é observar a vida e tirar proveito das particularidades do cotidiano; é transformar tudo que observa em matéria-prima para seu trabalho.
Apesar de cada um ter o seu próprio estilo de escrever e de expressar a realidade de seu mundo, o escritor é um inventor de histórias, um sonhador, um observador, um romântico...; além de carregar a responsabilidade pela formação de opinião de alguém que lê seus escritos.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2018 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP