Lição de casa: América do Sul e Brasil PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Geografia - 4º ano



Consulte um Atlas Geográfico para realizar as atividades 1, 2 e 3.


1. Escreva no mapa os nomes dos países da América do Sul e de suas capitais.




2. Pinte com as cores indicadas os países da América do Sul que são vizinhos do Brasil.

• ao norte – vermelho                                     • a sudoeste – marrom

• a noroeste – amarelo                                   • ao sul – verde

• a oeste – laranja

 

3. Escreva no mapa o nome das capitais dos estados brasileiros.

 

4. Assinale V para verdadeiro e F para falso.


( ) Do branco europeu, herdamos o costume de comer alimentos como mandioca, batata-doce e banana.
( ) Religiões como o candomblé e umbanda foram herdadas dos índios.
( ) Entre os povos que imigraram para o Brasil, destacam-se os italianos, os alemães, os espanhóis, os japoneses e os árabes.
( ) Herdamos dos índios o hábito de dormir em redes.
( ) O sistema de educação e a língua portuguesa são heranças do branco europeu.
( ) Palavras como anhembi, ibirapuera, caatinga e abacaxi são heranças do vocabulário do negro africano.

5. O negro africano foi trazido para o Brasil pelos europeus para trabalhar como escravo nas lavouras ou nas minas. Faça um desenho que ilustre essa situação do negro em nosso país.

 

 

6. Desenhe um município imaginário. Não se esqueça de dar um nome a ele e de representar as zonas rural e urbana.

 

 

  

Gabarito
Consulte um Atlas Geográfico para realizar as atividades 1, 2 e 3.
1. Escreva no mapa os nomes dos países da América do Sul e de suas capitais.
2. Pinte com as cores indicadas os países da América do Sul que são vizinhos do Brasil.

  1. ao norte – vermelho (Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa)
  2. a noroeste – amarelo (Colômbia)
  3. a oeste – laranja (Peru e Bolívia)
  4. a sudoeste – marrom (Paraguai e Argentina)
  5. ao sul – verde – (Uruguai)

3. Escreva no mapa o nome das capitais dos estados brasileiros.
Professor, realize a correção consultando o Atlas, juntamente com os alunos. Alguns podem ter dificuldades de consulta, identificação de legendas de capitais etc.
4. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
(F) Do branco europeu herdamos o costume de comer alimentos como mandioca, batata-doce e banana.
(F) Religiões como o candomblé e umbanda foram herdadas dos índios.
(V) Entre os povos que imigraram para o Brasil, destacam-se os italianos, os alemães, os espanhóis, os japoneses e os árabes.
(V) Herdamos dos índios o hábito de dormir em redes.
(V) O sistema de educação e a língua portuguesa são heranças do branco europeu.
(F) Palavras como anhembi, ibirapuera, caatinga e abacaxi são heranças do vocabulário do negro africano.

5. O negro africano foi trazido para o Brasil pelos europeus para trabalhar como escravo nas lavouras ou nas minas. Faça um desenho que ilustre essa situação do negro em nosso país.
Desenho pessoal. Espera-se que o aluno desenvolva os conceitos trabalhados.

6. Desenhe um município imaginário. Não se esqueça de dar um nome a ele e de representar as zonas rural e urbana.
Desenho pessoal. Espera-se que o aluno desenvolva os conceitos trabalhados.

 

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2020 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP