Projeto: Projeto família PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Arte - Livro 3

Tema do projeto: Família

Projeto interdisciplinar: Linguagem oral e escrita, Estudos Sociais e Arte.

Duração do projeto: aproximadamente 10 aulas

1. Discuta com os alunos a elaboração do projeto e os temas que serão desenvolvidos.

2. Motive a sua elaboração e insista na necessidade do envolvimento de todos. Destaque a responsabilidade de cada um. Conte qual será a culminância do projeto.

3. Se possível, em reunião, discuta os objetivos e a importância do projeto com os pais, para obter a cooperação deles a fim de ajudar os filhos em casa nos trabalhos de pesquisa e atender às possíveis solicitações de fotos e informações complementares.

Etapas do projeto:


1ª aula
Depois de os alunos já terem entrado em contato e explorado o tema família, nas lições 2 e 3 do Novo Eu Gosto – História e Geografia, 2ª série/3º ano, será interessante motivá-los com a exposição do plano para produzirem um álbum de família. Explique que esse álbum não será um simples álbum com fotos, mas um álbum com desenhos, fotos e pequenas biografias, ou descrições de cada um dos membros da família a que os alunos pertencem.
Para conseguirem as fotos e as informações, será necessário o apoio dos pais. Qualquer que seja a dificuldade para conseguir o material (as fotos dos parentes e outras informações), as lacunas poderão ser preenchidas com desenhos dos alunos ou com a ajuda de descrições fornecidas por outros familiares.
Peça aos alunos que recolham e pesquisem tudo o que puderem para a elaboração do álbum e tragam informações sobre cada um dos parentes mais próximos.

2ª aula
Recolher o material que os alunos trouxeram, selecionar e colocar em envelopes ou pastas individuais. Os alunos poderão continuar a trazer o material no decorrer das semanas para dar tempo aos pais de enviarem fotos e informações.
Pedir que cada aluno faça, com capricho, um desenho da família dele, ou das pessoas que moram com ele, para abertura do álbum.

3ª aula
Elaboração de um texto coletivo.

Tema: A família

Tópicos que devem ser abordados:

• como se constrói uma família;
• papel dos pais: responsabilidades, proteção, relação afetiva;
• o papel dos filhos;
• os irmãos;
• as diferentes famílias;
• e outros que forem sendo levantados pelos alunos.

O texto elaborado coletivamente e escrito na lousa pela professora deverá ser copiado pelos alunos em uma folha avulsa e reservado para fazer parte do álbum.

4ª aula
Realização de um texto individual, com assistência do professor.

Tema: Os avós maternos e paternos.

Tópicos que poderão ser abordados, entre outros:

• quem são eles, nomes e descrição;
• se eles moram: na mesma casa, longe ou perto;
• como é o relacionamento dos avós com a família.

Para os que não têm avós, peça para relatarem informações sobre eles: como imaginam que seriam os avós e como poderia ser o relacionamento deles com os netos.
Peça que façam, como lição de casa, um desenho dos avós, em folha de sulfite, para fazer parte do álbum. Eles poderão trazer também, se a professora achar necessário, um texto com mais informações sobre os avós.

5ª aula
Pedir aos alunos um desenho de seus tios e primos. A seguir, eles vão elaborar um texto individual, relatando o que sabem sobre eles.
Devem definir as relações entre tio e primo. Se têm tios e primos, qual o nome deles, se se vêem com freqüência, em que ocasiões todos se reúnem etc.
Reservar o material.

6ª aula/7ª aula
Tema da aula: Para uma agradável convivência em família.
Leitura compartilhada do livro Boas maneiras em pequenos passos.
Sylvie Girardet. Companhia Editora Nacional.
À medida que o livro estiver sendo lido, faça com os alunos uma lista das principais regras de boa educação.

8ª aula
Terminada a leitura do livro, escrever com os alunos um texto coletivo com os comportamentos que são essenciais para garantir um bom relacionamento familiar, resgatando a lista das regras sobre boa educação. Essa atividade poderá ser utilizada como avaliação do aproveitamento da classe. O texto deve ser copiado por eles numa folha avulsa e reservado.
Pedir, também, que façam um desenho que ilustre um momento agradável com a família reunida. Os alunos devem dar um título sugestivo para o desenho e/ou criarem uma frase que descreva a cena. Reservar o desenho.


9ª aula/10ª aula
Reservar pelo menos duas aulas para a montagem do álbum. Os desenhos e os textos produzidos para o projeto deverão ser intercalados com as fotos e com algum material informativo enviado pelos pais do aluno.
Grampeado o material, faça a capa. Ela pode ser de cartolina ou de papel-cartão, decorada livremente com desenhos, colagens e fotos.
Com a classe dividida em grupos, socializar o trabalho, fazendo com que os alunos tenham oportunidade de examinar os álbuns prontos.

Observações:
Sugerimos a(o) professora(o) que no decorrer do projeto, em outras aulas, utilize o tema família para a elaboração de outras questões, que faça relações com o assunto que está sendo estudado em várias oportunidades e que sempre o faça de forma contextualizada.




 
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