Desenvolvimento dos seres vivos PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Ciências Naturais - Projetos

 

Objetivos

  • Conhecer as características das frutas, legumes, raízes e verduras mais comuns, identificando os diferentes tipos, o ambiente onde se desenvolvem e sua utilidade no equilíbrio da saúde humana.
  • Dar ênfase ao assunto ecologia e à higiene adequada de todos os alimentos trabalhados.
  • Compreender que alguns fatores, como a alimentação, asseguram o crescimento dos seres vivos.
  • Identificar o processo de crescimento das plantas. Partes da planta.

Temas transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde: Participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene dos alimentos.

 

Meio ambiente: Conservação do meio ambiente.

Pluralidade cultural:
Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

  • Grãos de feijão,
  • potes plásticos,
  • terra ou algodão,
  • água.
  • Caneta e papel para registrarem as observações feitas.
  • Pesquisa na internet.
  • Cartazes.

Procedimentos

Primeira etapa: Sensibilização
De acordo com a vivência dos alunos, questionar:

• Quais os tipos de plantas que vocês conhecem?
• Quais são os fatores que o solo precisa ter para o plantio?
• Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal e mineral?
• Por que a carne, os ovos, o leite e seus derivados são importantes?
• Por que as raízes, os grãos, as frutas e as verduras protegem o nosso corpo contra doenças.

 

Segunda etapa
Solicitar os materiais necessários para a experiência da germinação da semente do feijão.
Preparar os potes para que sejam plantados feijões.
As crianças irão acompanhar por alguns dias e registrar o que observaram nas plantações de feijões: início da germinação, com 2 dias, com 5 dias, com 10 dias e com 15 dias.
Pelo que você observou, escreva do que a semente precisa para germinar.

Terceira etapa
Pesquisar com os alunos como é a alimentação diária de cada um.
Fazer um debate dos alimentos que são necessários para a nossa saúde.
Procurar na Internet como deve ser a alimentação e elaborar cardápios para uma alimentação diária saudável.
Pode-se também pedir para os alunos vários frutos e fazer uma salada de frutas.

Trabalho interdisciplinar
História: Conhecer os tipos de alimentos que vieram de outros países, como foram trazidos, sua história.
Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços, quilo etc.
Português: Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto. Fazer um cartaz e colar as partes da planta para uma visualização mais significativa.
Informática: Pesquisa na Internet.
Música: Trabalhar várias músicas que falam sobre os seres vivos.
Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade ou estragados.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2020 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP