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Como trabalhar com o que ainda não sabemos

O exemplo de Gandhi

Uma mãe procurou Gandhi levando seu filho obeso e pediu que dissesse ao menino para parar de comer açúcar, pois lhe fazia mal. Gandhi analisou o caso por alguns momentos e, olhando novamente para aquela mãe, disse:

— Volte daqui a 15 dias.

Passado o tempo, a senhora procurou Gandhi. Ele a reconheceu e olhando novamente para o menino, disse com doçura:

— Filho, para de comer açúcar! (O que Gandhi falava “era lei”).

A paciente mãe, intrigada, perguntou:

— Por que não disse isso a meu filho antes? Eu não precisaria ter voltado aqui.

Gandhi olhou ternamente para a mulher e respondeu:

— Há 15 dias eu ainda comia açúcar!

O que essa simples parábola nos ensina é que educar pelo exemplo é, antes de tudo, ser ético! O fato deste artigo começar com uma história tão singela que marca uma mudança de postura do mestre antes de transmitir o ensinamento pode servir como exemplo.

Em uma de suas frases mais famosas, Gandhi nos diz: “Seja a mudança que você deseja para o mundo”. Com base nisso, devemos começar sendo coerentes com a maneira como procuramos trabalhar as habilidades socioemocionais em sala de aula.

Um cenário propício a mudanças só se constrói quando desenvolvemos, em nós mesmos, habilidades, valores e atitudes que favoreçam o próprio desenvolvimento emocional, melhorando a qualidade de nossa prática docente e influenciando verdadeiramente os alunos pelo exemplo.

Buscando atuar na formação e prática dos docentes, apresentamos a seguir valiosas sugestões de leitura, que podem ajudar na ampliação das competências essenciais que seus alunos precisam desenvolver para conviver em sociedade.

 

Na próxima semana, uma oficina exclusiva para trabalhar os aspectos socioemocionais com seus alunos. Não perca!

Boa leitura!
Célia Passos e Zeneide Silva

 

Psicologia positiva

Roberta Nascimento, Regina Lopes e Paulo Lopes
Matrix, 2017

A Psicologia positiva realiza um trabalho focando mais as forças do que as fraquezas, buscando a felicidade em oposição ao simples estudo das doenças mentais. Nesse livro – prudentemente editado em forma de caixa – encontram-se 100 cartas com perguntas que ajudam você a observar os aspectos saudáveis da vida com otimismo e estimulam todo o potencial que você possui para ser feliz.

 

Empatia para crianças e adolescentes

Simaia Sampaio
Matrix, 2019

Você consegue se imaginar no lugar de outra pessoa, sentindo tudo que ela sente e reagindo da forma como ela reage a determinadas situações? Isso é o que chamamos de empatia – as crianças e adolescentes que cultivam esses sentimentos são aqueles que também se dão melhor com os amigos, demonstrando mais respeito pelas pessoas ao seu redor. E é na ampliação do diálogo e no entendimento das atitudes dos outros que vamos construindo, aos poucos, um mundo muito melhor. Por isso, as questões desse livro, compiladas em forma de caixa, serão uma ótima fonte de reflexão para nossos futuros adultos.

 

Disciplina positiva para professores — 52 estratégias para lidar com situações desafiadoras em sala de aula

Jane Nelsen e Kelly Gfroerer
Editora Manole, 2018

Embasado na série Disciplina positiva, de Jane Nelsen, esse livro também é apresentado em cartas ilustradas, que trazem dezenas de estratégias para ser consultadas de forma aleatória sempre que uma situação específica desafiar a prática docente. Você pode experimentar uma estratégia por uma semana, usar uma carta na resolução de uma necessidade específica dos alunos, buscar reflexão em um momento de conflito e até mesmo promover sessões de encorajamento com outros professores.

 

Alfabetização emocional – Novas estratégias

Celso Antunes
Vozes, 2008

Educadores que buscam sempre renovar e expandir seus conhecimentos encontrarão nesse livro uma proposta transparente e didática para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e da educação emocional. Com conteúdo respaldado por sérios pesquisadores, Celso Antunes nos mostra a importância da descoberta e da compreensão das emoções na busca do autoconhecimento. O livro traz, também, exemplos de currículo e estratégias de avaliação que podem ser incorporadas à aprendizagem na construção de uma nova proposta de educação.

 

O cérebro da criança

Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryso
Editora nVersos, 2015

Se os seus filhos – caçulas ou adolescentes – parecem ter entrado para alguma conspiração internacional que visa tornar a vida dos pais um inferno, saiba que as birras, indisciplinas ou mesmo um certo isolamento das atividades são apenas os cérebros em desenvolvimento! É aqui que entram Daniel J. Siegel, neuropsiquiatra e autor do best-seller O poder da visão mental, e a especialista em criação de filhos Tina Payne Bryson para desmitificar os cabos de guerra psicológicos e explicar, sob uma nova ótica, como o cérebro de uma criança é programado e como ele amadurece. O “andar de cima”, que toma decisões e equilibra emoções, continua se desenvolvendo até pouco mais dos 20 anos e, especialmente nas crianças pequenas, as emoções tendem a dominar a lógica e deixar as coisas aparentemente fora de controle.

Esse livro vai ajudar você a criar filhos mais tranquilos e felizes usando 12 estratégias-chave, que transformam qualquer explosão ou discussão em uma oportunidade de interagir e ainda promover o crescimento vital.

 

Competências socioemocionais em sala de aula
Guia prático do Ensino Infantil ao Ensino Superior

Carol Garcia
Schoba, 2020

Reduzir a indisciplina e estimular a proatividade, a empatia e a responsabilidade na escola. Para resolver essas questões e contribuir com o crescimento dos seus alunos, esse livro apresenta estratégias, dicas e orientações para a realização de atividades práticas da educação emocional em cada fase do desenvolvimento, preparando professores e alunos para uma nova realidade que considera a importância dessas habilidades e como desenvolvê-las. Uma leitura imprescindível para todos que querem se aprofundar nas competências socioemocionais e implementar esses conceitos na sala de aula.

 

 

A hora e a vez da competência emocional – levando inteligência às emoções

Antonio Pedreira
Casa da Qualidade, 1997

O conceito de inteligência evoluiu com o tempo, com os estudos e com os avanços tecnológicos. Por isso, ela não pode ser medida apenas por um QI elevado e a competência não pode considerar apenas o ponto de vista técnico. Em um mundo globalizado que usufrui de comunicação ilimitada, gerenciar emoções torna-se um fator relevante para o sucesso. Mas o que é a competência do ponto de vista emocional? Como gerenciar essas emoções? Esse livro vai ajudar você a compreender e a conviver com as cinco emoções básicas – medo, raiva, tristeza, alegria e afeto –, canalizando suas nuances de forma positiva.

 

Educação emocional positiva:
saber lidar com as emoções é uma importante lição

Miriam Rodrigues
Sinopsys, 2015

A melhor herança que alguém pode deixar para um filho é uma boa educação. Essa afirmação certamente seria respondida por pais e professores que, como Miriam Rodrigues, buscam por um entendimento muito mais amplo do que é essa educação. Acreditando ser possível ensinar os preceitos necessários para que as crianças se tornem adultos felizes, a autora nos apresenta teorias inovadoras que abordam a prevenção de doenças e o transtorno psicológico, baseando-se na Psicologia positiva e na Educação emocional para desenvolver um conteúdo com formas práticas de educar para a felicidade em casa e na sala de aula, utilizando uma linguagem acessível para criar uma série de exercícios simples que vão auxiliar pais e educadores no desenvolvimento infantil.