cadastre-se

Buscar conteúdo:

Buscar conteúdo

Livros
Conteúdos

Datas comemorativas

02/10

Aniversário de Porto Velho (RO)

Feriado

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia e está situado na Região Norte do Brasil, na margem direita do Rio Madeira, um afluente do Rio Amazonas.
O início do povoamento ocorreu a partir de 1907, depois da assinatura do tratado de Petrópolis (17 de novembro de 1903), em que o Brasil se comprometia com a Bolívia a construir uma estrada de ferro que ligasse a fronteira boliviana do Rio Mamoré, onde hoje está a cidade de Guajará Mirim, até a cabeceira navegável do Rio Madeira, hoje Porto Velho, e um porto para que a Bolívia pudesse escoar sua produção de borracha, superando o trecho com grande número de cachoeiras existentes neste rio. O governo boliviano, por sua vez, passaria para o Brasil as terras do Extremo Oeste que hoje formam o estado do Acre.
Em 15 de janeiro de 1873, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto-Lei 5.024, autorizando os navios mercantes de todas as nações a subirem o Rio Madeira. Em decorrência foram construídas modernas facilidades de atracação em Santo Antônio, que passou a ser chamado de “porto dos vapores” ou, no linguajar dos trabalhadores, “Porto Novo”.
Percival Farquar, proprietário da empresa que concluiu a ferrovia em 1912, tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, ao ser oficializada pela Assembleia do Amazonas, recebeu o nome de Porto Velho, hoje a capital de Rondônia.
A cidade nasceu e cresceu com diversidade de nacionalidades, entre ingleses, norte-americanos, caribenhos e asiáticos, todos determinados a desbravar essa fronteira e a construir a maior obra humana na Amazônia Ocidental, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Tornou-se município em 2 de outubro de 1914, quando ainda pertencia ao estado de Mato Grosso. Em 13 de setembro de 1943, tornou-se capital do novo Território Federal de Guaporé que mais tarde, em fevereiro de 1956, passava a se chamar Território Federal de Rondônia, em homenagem ao marechal Cândido da Silva Rondon.
Em 10 de abril de 1979, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira chega para governar o território com a missão de transformá-lo em estado, preparando o território e organizando a capital, Porto Velho, para receber os poderes constituídos. Jorge Teixeira foi o último governador do território e o primeiro do estado. Porto Velho finalmente se consolida como capital forte e próspera; foi a explosão demográfica mais impressionante no Brasil da época.

Setembro 2020
DomSegTerQuaQuiSexSáb
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Feriado

Data comemorativa