Buscar conteúdo:
Buscar conteúdo
08/03
Data comemorativa
Ao longo do século XIX e no início do século XX, muitas mulheres, em diferentes partes do mundo, organizaram-se para conquistar direitos que, até então, eram apenas dos homens. Mulheres não decidiam com quem iriam se casar: seus futuros maridos eram escolhidos pelos pais. Apenas os homens tinham direito a votar nas eleições.
Apesar de as mulheres trabalharem muitas horas por dia nas fábricas, elas recebiam salários menores que os dos homens para exercer as mesmas funções.
Para lutar contra essas desigualdades, elas se organizaram e lutaram bastante, fazendo greves, manifestações e campanhas em busca de seus direitos. Para lembrar as lutas e conquistas das mulheres, foi instituído, em 1921, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, no mesmo dia que, em 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York iniciou uma greve seguida de protesto por melhores condições de trabalho e salários mais justos. Em uma ação policial, foi deflagrado um incêndio criminoso que acabou tirando a vida de 129 mulheres, entre tantas outras feridas.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a essas heroínas da luta pela emancipação feminina. Esse foi um dos fatos históricos mais significativos na luta das mulheres pela igualdade de direitos.
O importante é saber que, ao respeitar os direitos da mulher, todos estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, saudável, feliz e pacifista.