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Degustação
Recentemente assistimos a um vídeo do coach Geronimo Theml sobre como desenvolver a inteligência emocional. Achamos muito interessante como ele apresentou, por meio de uma imagem, três elementos que definem a inteligência emocional. Vamos fazer uma representação para vocês.
Mas antes de falar da imagem, vamos contar duas histórias, que, na verdade, é a mesma história, só que com ações diferentes.
Era uma vez uma família comum, que todos os dias acordava e, após o café da manhã, se preparava para trabalhar e levar os filhos para a escola.
Certo dia, essa família perdeu a hora e foi a maior agitação. Para variar, o filho de 7 anos, além de demorar para se arrumar, na hora do café, ele derramou o leite na mesa. O pai ficou muito irritado e não deixou o filho tomar outro leite. Começou a dizer palavras negativas para o menino, até mesmo que ele não tinha jeito, sempre fazendo coisas erradas e era desajeitado. A mãe tentava acalmar a situação, pois o filho chorava e o pai gritava. Mesmo assim o pai foi levá-lo para a escola e no caminho não deixou de agredir verbalmente o filho. Ele continuava irritadíssimo e, chegando na escola, não desceu do carro, como costumava fazer.
Saiu xingando rumo ao trabalho e, parece até mentira, sua irritação fez com que batesse na traseira de um carro. Passou o dia todo chateado com os acontecimentos e à noite, quando chegou em casa, ainda tocou no assunto com a esposa.
Era uma vez uma família comum, que todos os dias acordava e, após o café da manhã, se preparava para trabalhar e levar os filhos para a escola.
Certo dia, essa família perdeu a hora e foi a maior agitação. Para variar, o filho de 7 anos, além de demorar para se arrumar, na hora do café, ele derramou o leite na mesa. O pai que estava na mesa não gostou. Não disse nada, ajudou a limpar e ainda colocou outro leite para o filho. No carro, indo para a escola, foi conversando com o filho sobre acordar mais cedo para poder fazer as coisas com tranquilidade. Disse ao filho que confiava muito nele e sabia o quanto ele teria sucesso.
Chegando à escola, desceu, acompanhou o filho até o portão e o abençoou. Foi para o trabalho e teve um dia tranquilo. Chegando em casa foi recebido com um grande abraço e um “Pai eu te amo”.
A inteligência emocional está relacionada à paciência e à tolerância, ou seja, a demorar a “explodir o pavio” – o tempo do pavio, o tamanho do pavio, a demora a perder seu equilíbrio emocional.
Nas duas famílias:
Na primeira história, o pavio do pai explodiu rapidamente.
O segundo pai não gostou, mas o pavio não explodiu.
Até onde vai sua profundidade quando seu pavio explode?
Nas duas famílias:
O primeiro pai explodiu e foi até o fundo do poço.
O segundo ficou irritado, mas o pavio não explodiu.
Quão rápido você volta a um estado emocional equilibrado após ter chegado ao fundo do poço?
Nas duas famílias:
O primeiro pai passou o dia todo irritado.
O segundo pai aceitou os deslizes de seu filho, mas disse que acreditava nele e por fim recebeu um grande abraço.
Vocês podem até pensar: “Não temos o direito de explodir?”. A resposta seria, com certeza, sim.
O que tem de ser avaliado é se você explode com facilidade, quanto tempo você fica remoendo a situação e quanto tempo volta ao estado de tranquilidade.
As habilidades socioemocionais são as competências relacionadas às nossas emoções, aos nossos sentimentos que nos ajudam a viver melhor, a nos relacionar melhor com o outro. São elas que nos ajudam no autoconhecimento, o que é fundamental.
Existem alguns eixos dentro das competências e habilidades socioemocionais:
A adequação emocional – é você saber lidar com suas emoções e seus sentimentos em cada situação vivenciada, muitas vezes, em um momento mais tenso ou de estresse; é saber se controlar, adequar sua emoção; isso é fundamental.
Há também a autonomia emocional, mas para você adquirir essa autonomia precisa do autoconhecimento; é preciso você se conhecer para saber até onde você pode ir e como lidar com seus sentimentos, para então se relacionar bem na vida e com o outro. A partir disso, você pode desenvolver a solidariedade, a empatia, a tolerância e lidar com isso de uma maneira que seja positiva para sua vida pessoal, profissional e com a vida daqueles com quem você convive, adquirindo algumas habilidades socioemocionais. A escola é o principal local para fomentar a boa relação com os próprios sentimentos.
Os objetivos e princípios fundamentais da educação emocional são:
Desejamos uma boa reflexão e um ótimo trabalho em 2021.
Célia Passos e Zeneide Silva