Buscar conteúdo:
Buscar conteúdo
Degustação
A Páscoa é uma celebração que tem sua origem na antiguidade dos povos judaicos, que comemoravam a “Pasach” – libertação do povo hebreu do antigo Egito.
Já na Europa, a Páscoa comemorava o final do inverno e início da primavera, sendo que, posteriormente, ela se tornou uma das principais datas do calendário cristão, marcando a data da ressurreição de Cristo e sendo considerada por muitos como a festa de maior importância do calendário cristão.
Com o passar dos anos, a comemoração da Páscoa foi incorporando uma série de símbolos e novos significados, tanto os cristãos como o círio pascal, o óleo, a água e a pomba, quanto os seculares, como o coelho (símbolo da fertilidade) e o ovo que representa a vida, a renovação e a prosperidade.
Por esse motivo, os ovos eram pintados e usados na decoração ou dados como presente. Foi somente no século XVIII, na França, que surgiu o popular ovo de chocolate que se tornou um símbolo da Páscoa moderna.
Bom, agora que você conhece as origens e um dos símbolos da Páscoa, que tal propor uma atividade bastante lúdica, divertida e rica em aprendizagens?
Criar a escultura de um coelho utilizando materiais recicláveis.
Comente com os alunos sobre todos os símbolos e significados da Páscoa. Se possível, faça um cartaz com imagens para deixar exposto na sala de aula.
1. Com a fita crepe, feche os dois lados do rolinho de papel higiênico.
2. Coloque a massa de papel machê em uma bacia e acrescente água, conforme as instruções da embalagem.
3.Amasse até obter uma massa homogênea.
4.Cubra todo o rolinho de papel higiênico com a massa.
5.Acrescente as orelhas, o focinho e o rabinho do coelho. Deixe secar por três dias.
6. Com as tintas e os pincéis, desenhe os traços do coelho, criando detalhes. Está pronto o nosso simpático coelho.
Caso não encontre a massa pronta de papel machê em sua cidade, segue abaixo uma receita caseira:
Rasgue o papel higiênico em pedaços dentro do balde e acrescente a água, deixando de molho até ficar bem mole.
Pegue pequenas porções da massa e aperte com a mão para tirar a água.
Use a peneira nesta etapa.
Esfarele todo o papel com as mãos e acrescente a cola aos poucos, até formar uma massa consistente e úmida.
Professor, papel sulfite ou jornal também podem ser usados, mas, nesse caso, use água quente. O processo pode ser um pouco mais demorado.
Desenvolver a criatividade e as linguagens oral e corporal.
Para estimular ainda mais o interesse das crianças pelo tema, você pode entregar aos alunos uma máscara de coelho impressa e recortada para ser colorida ou preenchida com colagens, como algodão, por exemplo.
Após as máscaras estarem prontas, trace diversos círculos no chão (usando giz ou fita crepe) e peça que elas fiquem dentro deles. Em seguida, diga “Coelhinho saia da toca” para que as crianças troquem de círculos umas com as outras, utilizando a expressão corporal a partir da imitação dos movimentos realizados pelos coelhos, como saltar e pular.
Você pode apresentar, também, músicas e cantigas sobre a Páscoa, onde as crianças cantam e dançam fazendo gestos que desenvolvem a criatividade, as linguagens oral e corporal e expressam valores esquecidos que precisam ser resgatados no processo de aprendizagem.
Após vivenciar a Páscoa no ambiente escolar, peça as crianças que registrem, por meio do desenho, como foi a Páscoa em sua casa. Nessa tarefa, você também pode envolver os adultos pedindo que transcrevam a narrativa das crianças para que elas apresentem sua história para a turma.
Boa Páscoa!!
Grande abraço,
Célia Passos e Zeneide Silva