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Volta às aulas (ainda) na pandemia

“Nós podemos transformar toda nossa vida e a atitude das pessoas a nossa volta simplesmente ao mudarmos nós mesmos.” – Rudolf Dreikurs

Olá, tudo bem?

Somos autoras da Coleção Eu Gosto M@is – Célia Passos e Zeneide Silva.

Iniciaremos com esta primeira publicação nossa parceria de trabalho durante o ano de 2021. A ideia dessa parceria não poderia ser diferente: estar sempre ao seu lado, professor e professora, oferecendo, a cada 15 dias, fundamentações, dicas de livros e de filmes, orientações didáticas e muitas ideias maravilhosas pelo site da Coleção Eu Gosto M@is.

Por meio desse material, desejamos que você, professor e professora, tenha insights e ideias para colocar tudo em prática em sua sala de aula com mais conhecimento, recursos e estratégias. Conte sempre conosco!

Vamos começar?!

Distanciamento social, higienização constante dos ambientes, turmas reduzidas, carteiras mais afastadas e máscaras (alunos, professores e funcionários), nada de aglomerações, nem mesmo nos intervalos. Esses são apenas alguns itens que farão parte da rotina escolar de todos. Além disso, o preparo emocional é tão importante quanto os protocolos sanitários no retorno às aulas. Por isso, nesse primeiro momento, vamos conversar sobre as competências socioemocionais, que são tão importantes para a formação integral do aluno.

As escolas, nas quais trabalham as atividades de educação socioemocional, buscam criar um espaço coletivo de escuta e ponto de apoio. O primeiro é um lugar seguro, onde os alunos se sintam protegidos para compartilhar o que sentem nesse período que estamos vivendo. É muito importante deixar que seus alunos expressem seus sentimentos, principalmente o medo, muito presente em todos nós pelo momento atual. O segundo são os outros colegas, que se tornam bons ouvintes, mesmo que não saibam o que responder ao lidar com questões alheias. Nós podemos também levar estruturas para fora da sala de aula, trazê-las para o dia a dia, assim como é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Então, lançamos a pergunta:

O que é preciso para ser um educador socioemocional?

O educador socioemocional é aquele que aprende a reconhecer e a gerir os próprios sentimentos, atitudes e emoções para, assim, ser capaz de executar sua principal função: auxiliar seus alunos a enxergar como os desafios de sua vida podem ser vistos como oportunidades de aprendizagem e crescimento. Porém, é preciso investir na formação do professor. Como vai se promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos se ele nunca viveu experiências educacionais com esse objetivo? Mas, se você é um educador gentil e firme e quer focar na parte acadêmica enquanto ensina habilidades socioemocionais, você já embarcou no trem.

Se você está se perguntando se gostaria de seguir a abordagem socioemocional/disciplina positiva em sua sala de aula, aqui estão algumas perguntas para você considerar:

    1. Você quer que seus alunos sejam capazes de tomar decisões?
    2. Você quer que seus alunos aprendam resiliência?
    3. Você quer que seus alunos tenham responsabilidade (habilidade de responder às próprias ações)?
    4. Você quer que seus alunos aprendam a ser cooperativos?
    5. Você quer que seus alunos aprendam habilidades de como estudar?
    6. Você quer que seus alunos aprendam a ter autocontrole?
    7. Você quer que seus alunos fiquem confortáveis para assumir responsabilidade?
    8. Você quer proporcionar um fórum no qual os alunos possam dizer como eles foram afetados por um comportamento agressivo?
    9. Você quer ajudar os alunos a aprender a reparar os erros que ferem os outros?
    10. Você quer uma sala de aula na qual os alunos aprendam as qualidades e os pontos fortes para desenvolver um bom caráter?
    11. Você quer uma sala de aula na qual a excelência acadêmica possa acontecer porque os alunos são incentivados a gostar de aprender?

Os professores treinados para trabalhar o socioemocional/disciplina positiva criam salas de aulas nas quais os jovens são tratados com respeito, têm coragem e prazer de aprender e têm a oportunidade de desenvolver as habilidades de que eles precisam para uma vida bem-sucedida.

Desejamos que este material tenha contribuído um pouco para seu crescimento profissional.

Aguarde os próximos!