Um Diário na Internet PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Língua Portuguesa - Projetos

 

Objetivos

  • Trabalhar de forma interdisciplinar o projeto com o principal objetivo de estimular a produção textual e interagir as crianças no mundo virtual.
  • Trabalhar desenvolvendo a investigação, desafios e explorações de conceitos e idéias pré-estabelecidas do uso da tecnologia e usufruindo-a de maneira eficiente e eficaz.
  • Utilizar o computador como meio interdisciplinar introduzindo recursos que desestabilizam as práticas convencionais de educação.
  • Relacionar idéias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a mecanização.
  • Levar o aluno a descobrir ou compreender os mecanismos de um diário na Internet.

Temas transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade, justiça, responsabilidade, cooperação, organização.

Pluralidade cultural: Formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos interdisciplinares em sua rotina. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos e povos.

Material a ser utilizado

  • Um computador conectado à Internet,
  • cartolinas,
  • recortes de revistas antigas,
  • lápis de cor e
  • folhas de papel ofício.

Procedimentos

Primeira etapa: Sensibilização.

A informática vem acompanhada de uma nova dinâmica em parceria com a
integração curricular, pois se caracteriza pelo acesso e troca do pensamento
científico, desenvolvimento da autonomia, trabalho em grupo e senso crítico. Verifique com professores e alunos, quais os projetos que poderão ser
desenvolvidos na informática; quais as disciplinas que podem ser fixadas através
de jogos, caça-palavras, desenhos ilustrativos etc.

 

Segunda etapa
Converse com as turmas sobre o que é um computador, o que é a Internet, o que é um website e o que é um blog.
Para isso, coloque um a um em contato com a tela do computador.Se a escola não tem laboratório de Informática, o trabalho poderá ser feito utilizando-se o computador da secretaria.

Terceira etapa
Para que as crianças passem do abstrato para o concreto, só mesmo confeccionando os blogs. Explique que as pessoas os visitam, lêem e mandam e-mails e que, portanto, o blog tem que ser bonito para atrair os visitantes. O professor deve acessar seu próprio blog, elaborado por ele anteriormente, para que as crianças observem e enviem e-mails para os outros professores da Escola. Elas podem se comunicar através do correio eletrônico e deixar um comentário no diário do professor.




Quarta etapa: Confecção do Blog

O ponto culminante do projeto é a confecção do blog, diário pessoal na Internet, no qual as crianças escrevem desde informações como nome e preferências pessoais até histórias verídicas e fictícias. Para ajudar na criação das histórias, coloque na parede uma lista de verbos para servir de palavras-chave e recorte junto com os alunos figuras de revistas, a partir das quais eles comecem a escrever. À medida que as idéias surgem, eles devem acrescentar frases, poesias e enfeites nos seus blogs.
Feitos de cartolina e decorados com figuras de revistas, desenhos e bastante criatividade, os blogs fictícios reproduzem a estrutura de um diário na Internet. Durante a composição, alguns dão mais ênfase às partes textuais, outros
recorrem às ilustrações como recurso 4 principal.
Com suas cartolinas, os alunos dão um toque pessoal às suas criações, incrementando as páginas com muitos desenhos e colagens.
Além da cartolina, as crianças poderão usar folhas de papel ofício para fazer alusão às páginas do diário virtual.




Quinta etapa:

Espalhe pelos corredores, as cartolinas
com os blogs fictícios, retratando o universo de cada criança em seu projeto. No lado esquerdo da “tela” (cartolina), peça que coloquem seus dados pessoais,
como nome e idade, e, no direito, que relatem um pouco de suas rotinas.

Trabalho interdisciplinar
Artes: confecção dos cartazes.
História: dia-a-dia da criança expressa em forma de diário.
Português: elaboração da escrita dos blogs.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2020 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP