Atividade: Onde eu estou? Visão de Telescópio PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Geografia - 2º ano

Objetivo
O objetivo desta atividade é sensibilizar o aluno para os mais diversos níveis de percepção espacial: corporal, individual, familiar, escolar, mundial e universal. Esta atividade também propicia a observação e a interação de uma rede de relações mais extensa, do aluno junto ao espaço geográfico no qual ele está inserido.

Material a ser utilizado

  • Cartolina ou papel kraft, lápis de cor, canetas hidrográficas.
  • Cartolinas individuais ou papel kraft no qual deverão ser desenhados 5 (cinco) círculos concêntricos, como no modelo abaixo, e cada parte deverá receber o desenho de uma das etapas seguintes.

Modelo

  • Outros materiais podem ser utilizados a critério do professor.

Procedimentos

  • O ideal é que cada uma das etapas seguintes seja realizada em dias diferentes, para que a dedicação do aluno seja a mesma em todas elas.

Primeira etapa

  • No círculo central, peça para a criança desenhar um espaço que só pertence a ela. Pode ser sua mesa na sala de aula, seu quarto, sua cama, etc. Incentive o aluno a desenhar com o máximo de detalhes possíveis todos os elementos que fazem parte exclusivamente do universo individual de cada um.

Segunda etapa

  • No círculo seguinte, incentive o aluno a desenhar seu contexto familiar, como, por exemplo, os espaços utilizados exclusivamente pela sua família.
  • Perceba como o espaço familiar cerca o contexto individual.

Terceira etapa

  • No próximo círculo peça para os alunos desenharem o contexto escolar e do bairro em geral.
  • Faça com que se dediquem mais a essa etapa. Explique que conforme o círculo fica maior existem mais coisas a serem representadas. A quantidade de detalhes que compõem a escola e o bairro deve ser maior que a quantidade de detalhes utilizados para representar as etapas anteriores.

Quarta etapa

  • O círculo seguinte será reservado para a representação do mundo em geral, do nosso planeta.
  • Para esta etapa, o professor poderá fornecer imagens que representem contextos mundiais mais imediatamente próximos da realidade do aluno: paisagens regionais brasileiras, contextos latino-americanos, contextos naturais etc.

Quina etapa

  • O último círculo deverá conter tudo o que existe no universo, que rodeia o planeta Terra.
  • O professor poderá ilustrar essa etapa com fotos de fenômenos astronômicos mais incomuns, como supernovas, buracos negros, outras galáxias, além dos referenciais mais imediatos, como os astros visíveis (Sol, Lua, estrelas, cometas etc.)

Sexta etapa

  • Após a execução total dessa visão panorâmica, todos os trabalhos devem ser expostos e comparados.
  • O que existe em comum entre os cartazes?
  • O que existe de diferente?
  • Ressalte o fato de os cartazes representarem a perspectiva espacial do aluno, sua visão do mundo, sua vida interligada a todas as outras.

Sétima etapa

  • Incentive os alunos a relacionarem e perceberem sua participação em cada um dos 5 desenhos (contextos) em que estão inseridos.
  • Será que o contexto universal influencia no contexto individual?
  • Será que uma simples ação minha vai repercutir no universo todo? Como?
  • A divisão do espaço permite melhor entendimento do todo e das partes, como ocorre, por exemplo, na divisão de bairros, países e também do quarto e da sala?

Procedimento alternativo
Se preferir, o professor poderá dividir a sala em cinco grupos e responsabilizar cada grupo pela elaboração de um círculo diferente, previamente recortado pelo professor.
A seguir, o professor juntará todos os contextos e comentará o resultado final.

 
Quem somos | Termos de uso
Viajando pelo Brasil | Datas comemorativas | Sala dos professores

Copyright © 2019 - IBEP - Coleção Eu Gosto - Todos os direitos reservados Um produto Editora IBEP